Quando se pensa em viagem pelos Estados Unidos, alguns destinos logo vêm a nossa cabeça: Flórida, Nova Iorque ou Califórnia. Mas o André, nosso diretor financeiro, é apaixonado por Utah. Tanto é que que alguns passageiros da agência foram contagiados pelo entusiasmo dele, também se aventuraram por lá e curtiram muito. Por dois invernos consecutivos ele rodou por aqueles parques e aqui embaixo estão algumas imagens para te inspirar também. Confiram abaixo o relato dele.
Poucas coisas me divertem tanto quanto pegar uma estrada meio sem rumo e sair fotografando. Gosto de rodar pelo oeste dos Estados Unidos, pois ali estão os principais parques nacionais. Sempre que posso incluo Utah no meu roteiro. Só naquele estado são cinco parques, os Big Five, e ainda tem uma série de atrações no entorno. Ano passado rodei sozinho, mas em 2024 levei a familia junto.
Page está localizada na fronteira do Arizona com o Utah e é praticamente uma parada obrigatória quando ando pela região. Ali estão o Horseshoe Bend (foto acima), um ponto o rio Colorado faz uma curva no formato de ferradura, e o Antelope Canyon (foto abaixo). Este se divide em dois, o Lower e o Upper, e foram criados pela erosão do arenito durante as enxurradas. Ao atravessar a pedra macia em alta velocidade, a água forma redemoinhos e cria uma paisagem única, moldando um cânion. A luz penetra nessa fendas e oferece uma oportunidade ímpar para os fotógrafos. Para quem quiser ver mais imagens desses cânions, esse link remete para fotos no meu site.
Seguindo para o leste, também na divisa dos dois estados, está o Monumento Valley (foto abaixo). Essa formação rochosa ficou mundialmente conhecida pelos westerns filmados na região. Uma estrada de chão de 17 milhas atravessa o parque levando aos diferentes pontos de observação.
Entrando em Utah, a estrada me leva até Moab, minha base para explorar o Arches e o Canyonlands. A região é repleta de arcos esculpidos na rocha e há várias atracões em volta da cidade como os petroglifos às margens do rio Colorado. Os parques estão próximos, possibilitando até a visita rápida em um único dia para os que estão correndo contra o tempo, embora eu não recomende.
Saindo dali em direção aos parques no lado oeste do estado passamos por Capitol Reef (foto abaixo), o menos conhecido deles. Embora apresente algumas formações muito bonitas, estas ficam em áreas de acesso mais difícil e geralmente o passeio se dá em torno do centro de visitantes.
Bryce Canyon (fotos abaixo) é conhecido pelos seus hoodoos, formações rochosas peculiares que podem ser observadas desde os mirantes ao longo do anfiteatro. Localizado no alto, pode ter difícil acesso nos meses frios, mas o contraste da neve naquele terreno avermelhado é sensacional.
Save the best for last, já diria a tradição. Zion, na minha opinião é o mais espetacular dos cinco parques e oferece uma gama variada de atrações. Cortado pelo Virgin River, essa pequena área de preservação recebe tantos turistas ao ano quanto o Brasil inteiro. Trilhas para todos os níveis e visuais impactantes tornam este parque uma atração para a família inteira.
Localizados em uma área de fácil acesso, próximos a cidades com boa oferta de voos, esses parques podem ser uma grande opção para quem gosta de um contato maior com a natureza e quer fugir daqueles roteiros tradicionais nos Estados Unidos.